O Projeto


Projeto “Canto Moço”

Os direitos humanos na voz de José Afonso

Sabemos todas e todos que o mundo é a nossa casa. Sabemos que por toda a parte há injustiças e que dentro do que nos for possível devemos combatê-las. Sabemos que antes de nós, muitos e muitas já o fizeram e que se hoje estamos aqui, neste país, é porque esses e essas não desistiram de construir um mundo melhor; sabemos que o nosso planeta está hoje em risco e que tudo o que façamos é pouco para o salvar. Sabemos, finalmente, que o nosso presente não seria o que é se não tivesse havido um passado que lhe deu forma. A isso, a esse saber do passado transformado no presente, que aí tem as suas raízes, chama-se memória.
O Projeto “Canto Moço – os direitos humanos na voz de José Afonso” pretende que conheçamos aqueles direitos, através das canções de José Afonso.
Por exemplo, a canção “Grândola Vila Morena“ que é hoje conhecida em todo o mundo e que já foi cantada por muitos cantores, quando nos diz “Em cada esquina um amigo, em cada rosto igualdade” está a ensinar-nos o art.º 1º daquela declaração: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos (…)”.
Aprender com José Afonso é uma forma excelente de estudar. José Afonso é um dos maiores cantores e autores que Portugal já teve. A sua música é cantada por novos e velhos, não perdendo nunca a sua atualidade.